CBI Madeiras

Madeira Tratada

Madeira Tratada

Madeira Tratada

A madeira tratada fica com uma cor levemente esverdeada, sua superfície fica livre de resíduos com alta resistência à lixiviação, atóxica, inodora, podendo ser utilizada ao natural ou com qualquer tipo de acabamento posterior como cêras, vernizes, pinturas, sempre mantendo toda sua nobreza, versatilidade, economia e beleza.

Eucalipto

O Eucalipto é um recurso natural renovável. Tratado, é a solução moderna, econômica e correta de substituir com vantagens as madeiras nativas, diminuindo a pressão sobre as nossas florestas e reservas naturais. Dentre as mais de 600 espécies de eucalipto e de vários híbridos, a CBI Madeiras utiliza sempre as variedades mais indicadas para usos múltiplos. Plantadas já com objetivos determinados e técnicas especiais, consegue-se as melhores carcterísticas físicas desejadas, como retidão, baixa conicidade; e características mecânicas como resistência e alta densidade, semelhantes à das mais nobres madeiras nativas.

Tratamento

As árvores são selecionadas para cada aplicação dentro das florestas, onde são abatidas e cortadas nas dimensões desejadas, descascadas, ficando em repouso no processo de secagem controlada. Após a secagem são selecionadas e enviadas para a usina de tratamento, onde mais uma vez são selecionadas, e entram para o processo de tratamento. O tratamento consiste em impregnar as madeiras com uma solução de sais hidrossolúveis (CCA), até a sua saturação total, tornando-as imune a fungos, insetos e outros agentes físicos e biológicos. Esta impregnação é feita através de uma autoclave que produz vácuo e pressão. Sob vácuo é retirado da madeira o ar e alguma umidade ainda existente em suas células. Após algum tempo, ainda com pressão negativa, é injetado a solução preservativa que preenche todas as células da madeira. Com a madeira totalmente imersa nesta solução é injetada pressão positiva até o preenchimento total e profundo das células.

Autoclave - Tratamento

1ª etapa

Processo 1 de autoclave

A autoclave é carregada com madeira e o tanque é preenchido com líquido imunizante.

2ª etapa

Processo 2 de autoclave

O vácuo inicial retira a maior parte do ar e da umidade das células da madeira.

3ª etapa

Processo 3 de autoclave

o líquido imunizante é transferido do tanque para a autoclave.

4ª etapa

Processo 4 de autoclave

sob pressão, o líquido imunizante penetra nas células da madeira.

5ª etapa

Processo 5 de autoclave

o líquido imunizante é novamente transferido para o tanque.

6ª etapa

Processo 6 de autoclave

o vácuo final retira o excesso de produto da superfície da madeira.

Logo CBI Madeiras

Unidades

Capelinha-MG

Rod. BR 120, Km 116
Fone/fax: (33) 3516-2153 | Celular: (33) 99128-0550

Belo Horizonte-MG

Fone: (31) 8375-6747

Franca-SP

Rua General Osório, 1975 - Fone/Fax: (16) 3724-2526

Empresa associada

Responsabilidade promat abpm

desenvolvido por Pictore Agência Digital